Quem aprendeu a ler e escrever não se dá conta de todo o processo que precisou “enfrentar” desenvolvendo habilidades que o levaram até a alfabetização formal por volta dos seis, sete anos.
Muitas pessoas não imaginam, mas o processo de alfabetização começa na gestação, quando o bebê escuta o som da voz da sua mãe. Após o nascimento, as canções, a leitura em voz alta e as rimas ajudam a criança pequena a desenvolver habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.
É através do brincar, na Educação Infantil, que a criança desenvolve o raciocínio lógico, atenção, concentração, coordenação motora, percepção sensorial, consciência corporal e equilíbrio.
O professor, na Educação Infantil, além de estimular o desenvolvimento dessas habilidades realiza um trabalho muito importante quanto ao aspecto socioemocional do aluno: cria situações em que o aluno aprende a lidar com a frustração e a ansiedade, assim como desenvolver a autoestima e autoconfiança que são habilidades importantes para o momento da alfabetização. Dessa forma, a criança encontra-se melhor preparada, em diversos aspectos, para o início da alfabetização formal no 1º ano do Ensino Fundamental.
Texto escrito pela Prof. Andrea Tralci – Professora de Português do Kindergarten II, na Educação Infantil da Green Book School