Educação Física para que?

Muitos questionamentos são feitos acerca da importância da Educação Física na grade curricular de disciplinas nas escolas. E hoje falaremos justamente dessa importância e do quanto é fundamental termos ela em nossa rotina diária – principalmente na Educação Infantil, onde tudo começa e todo universo do conhecer e aprender são aguçados de uma forma muito intensa.

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança fora do ambiente familiar. Esta primeira etapa tem como objetivo o desenvolvimento integral dos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Para potencializar a evolução das habilidades motoras, cognitivas e emocionais, as aulas de Educação Física são de extrema importância e proporcionam hábitos de vida saudáveis e qualidade de vida futura. Nesta fase, a criança amplia a percepção do universo que a cerca e a Educação Física ajuda a promover uma grande diversidade de experiências, como: descobrir o próprio corpo e seus limites, se relacionar com o outro, se expressar emocionalmente e ativar a criatividade. Há diversos estudos que nos provam que a Educação Física é peça fundamental no desenvolvimento de nossos pequenos e de todos aqueles que a praticam. As inúmeras possibilidades que os alunos vivenciam nas aulas fazem com que seu repertório motor seja ainda mais aprimorado e enriquecido e o encoraja a buscar novos desafios e oportunidades de vivenciar o novo.

Eu costumo dizer que não sabemos do que nossas crianças são capazes, muitas vezes limitando-as pela sua faixa etária ou comparando-as com outras crianças, mas cada indivíduo possui suas próprias especificidades e formas de agir a estímulos e novas aprendizagens. Nosso papel como educadores e responsáveis é estimular cada vez mais nossos pequenos e transformar cada vez mais seu dia a dia em novas descobertas e apresentar a eles o novo e o que os desafia a conhecer o que são capazes.

A parceria dos pais e responsáveis é de extrema importância para dar andamento nesse processo de aprendizagem, sendo os principais incentivadores à prática de atividades e exercícios físicos além do professor de Educação Física, que faz esse trabalho mais aprofundado em suas aulas. Porém se esse trabalho for feito em conjunto, o aluno ganhará dentro e fora do âmbito escolar.
Finalizo esse texto com uma frase que gosto bastante e nos faz refletir ainda mais sobre nossa responsabilidade em proporcionar inúmeras experiências aos nossos pequenos e que eles tenham a oportunidade de vivenciar as mais fantásticas experiências do mundo.

“Quem vê uma criança livre, cheia de autonomia, nem suspeita do trabalho interno do adulto que a acompanha.”

Que sejamos os responsáveis por fazê-los voar!

Escrito por Natalia Brandão Camacho – Professora de Educação Física, Circo e Ginástica Artística na Green Book School – Educação Infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *