Dias frios: 5 cuidados para ter com a saúde de seus filhos

Nesse período de frio é comum a circulação de mais agentes virais tais como Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório, Metapneumovirus, Influenza, Parainfluenza, sars-cov2, entre outros. Já que não existem medicamentos milagrosos na prevenção, seguem algumas dicas de bons hábitos que podem ajudar as crianças e as famílias:

Agasalhem bem seus filhos: isso poupa o gasto energético na manutenção da temperatura corporal.

Hidratação adequada: Além de ser fundamental para um adequado funcionamento do organismo, ajuda a fluidificar as secreções possibilitando que sejam expelidas com mais facilidade. A instilação de soro fisiológico nas narinas com cuidado , usando um volume adequado para cada faixa etária, também é importante.

Alimentação adequada e equilibrada: essa recomendação é fundamental para que seus filhos tenham todos os componentes nutricionais, tais como minerais e vitaminas que com papel anti -oxidante ajudarão na prevenção de doenças.

Sono adequado: fundamental para adequado funcionamento imunológico, redução do estresse, maior concentração, entre outros benefícios. A National Sleep Foundations recomenda que crianças em idade escolar entre 6 e 13 anos tenham entre 9 e 11 horas de sono diárias.

Repouso e Hábitos de higiene: crianças doentes e com febre devem ficar acolhidas e em casa, mantendo repouso. Crianças com sintomas brandos: não esqueçam de usar máscaras em prol de proteger o próximo. As etiquetas de higiene não devem ser esquecidas, assim como a lavagem das mãos e o uso do álcool em gel.

Escrito por Dr. Ricardo Morando @dr.ricardomorandopediatria – Pediatra e pai dos alunos Gabriela e Guilherme do Ensino Fundamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *